Porto Velho, capital de Rondônia (Foto: Secom PVH/RO) |
Redação Voz da Terra
Nesta quarta-feira, 24, Porto Velho teve o ar mais poluído do país, com um Índice de Qualidade do Ar (IQA) de 132, conforme monitoramento da IQAir. Esse nível é considerado prejudicial para grupos sensíveis. O poluente PM 2,5, presente em concentração 9,6 vezes acima do recomendado pela OMS, é o principal responsável.
A queima de combustíveis fósseis e biomassa, além de atividades agrícolas e obras, são as principais fontes de material particulado em Porto Velho. Imagens da Rede Amazônica mostraram a cidade coberta por uma densa camada de fumaça, resultado de desmatamento e queimadas.
No mesmo dia, Campinas (SP) registrou IQA de 99 e São Paulo (SP), 75. A previsão da IQAir indica que a qualidade do ar em Porto Velho pode piorar até o fim de julho. O sistema Purple Air confirmou o cenário crítico, com um IQA de 144.
Conforme o professor Artur Moret, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a qualidade do ar é avaliada com base em variáveis como umidade, temperatura e concentração de poluentes. Partículas finas como PM 2,5 são especialmente perigosas por serem inaláveis e difíceis de eliminar do organismo.
Em 2023, Porto Velho apresentou uma concentração de PM 2,5 de 14,3 µg/m³, excedendo de 2 a 3 vezes o parâmetro da OMS. O Brasil ficou em 83º lugar no ranking mundial de qualidade do ar.
As queimadas na Amazônia são as maiores responsáveis pelas emissões de CO, CO2 e material particulado, reduzindo a capacidade de absorção de carbono da floresta. Porto Velho foi o segundo município brasileiro que mais emitiu gases de efeito estufa em 2022.
A pneumologista Ana Carolina alertou para o aumento de doenças respiratórias como asma, bronquite e pneumonia devido à poluição. Ela recomendou medidas como beber muita água, umidificar o ar e evitar atividades físicas no período mais seco do dia.
Dicas para enfrentar o tempo seco:
Beba pelo menos dois litros de água por dia.
Use umidificadores ou toalhas úmidas em casa.
Lave os olhos com soro fisiológico.
Mantenha a casa limpa para evitar poeira.
Evite exercícios físicos entre 11h e 17h.
Proteja-se do sol para evitar o ressecamento da pele e mucosas.