Jornalismo socioambiental do Voz da Terra é destaque (Foto: Freepik - Ilustrativa) |
Voz da Terra & InfoAmazônia
Rondônia, situado no Norte do Brasil, tornou-se um estado há pouco mais de 40 anos e abriga uma população autodeclarada quilombola de cerca de 3 mil pessoas, além de ser o quarto estado brasileiro com maior número de povos indígenas segundo dados Instituto Socioambiental (ISA). A ocupação irregular do território, incentivada pelo governo militar a partir da década de 1960, trouxe impactos ambientais significativos devido ao desmatamento realizado para abertura de novas áreas para a pecuária.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o estado tem a segunda maior produção agropecuária da região Norte. Isso é um dos fatores que impulsionam o desmatamento na região e, por isso, apenas no primeiro semestre deste ano, as queimadas aumentaram em 28% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Além das queimadas e do desmatamento, o estado enfrenta outros problemas ambientais, como o garimpo com uso de mercúrio e a grilagem de terras públicas. Apesar disso, o Mapa Vivo de Mídias da Amazônia aponta que apenas 44 veículos de comunicação do estado possuem editorias de meio ambiente, e só dois contam com a editoria Amazônia, concentrando-se principalmente na capital, Porto Velho.