Índios relatam invasões na fronteira do Brasil com a Bolívia em Rondônia

Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
30 julho 2022
0

Indígenas de Guajará-Mirim em Rondônia (Divulgação)

O território indígena Igarapé Lage, localizado na fronteira do Brasil com a Bolívia em Rondônia é uma das últimas áreas que não havia sido impactado pelos agressores ambientais. 

Mas com incentivo do governo federal e as políticas antiambientalistas do governador Marcos Rocha e dos deputados da Assembleia Legislativa, os indígenas passaram a relatar inúmeras ameaças ao seu território.

Na última sexta-feira (29), aconteceu no município de Guajará-Mirim, distante 330 quilômetros de Porto Velho (RO), uma reunião com lideranças indígenas da região de fronteira do Brasil com a Bolívia, no estado de Rondônia. O objetivo do encontro foi falar sobre a situação de invasões na Terra indígena Igarapé Lage.

A gente nunca tinha ouvido falar em invasão de terra aqui e agora estamos vivendo isso dentro do nosso território", diz o professor indígena, Nelson Morete.

Outro debate foi sobre a questão do pedido de retirada do atual coordenador regional da Funai de Guajará-Mirim, Euro Ferreira Guedes.

Em junho deste ano, indígenas de 26 aldeias realizaram uma semana de protestos pedindo a saída do atual coordenador. 

Segundo os índios, o coordenador da Funai uma gestão anti-indígena que não dialoga com os povos indígenas daquela região, dificulta a escoação de produção da agricultura familiar, além de impedir a execução de vários projetos nas terras indígenas, como, por exemplo, a instalação de internet nas aldeias.

Rondônia é um dos estados brasileiros mais impactados pelo desmatamento e grilagem de terras em razão da expansão do agronegócio.

Nós estamos aqui a mercê da sorte!”, afirma o líder indígena Arão Oro Waram Xijein.

De acordo com os indígenas, uma denúncia formal deve ser apresentada ao Ministério Público Federal no início de agosto.

O líder maior do Povo Paiter Suruí, Almir Suruí, falou sobre todos os problemas indígenas na região. 

Entres eles, há invasões de terras e a importância de ter políticas públicas que possam defender os direitos dos povos indígenas. Suruí disse da necessidade de os indígenas participaram da política e ajudar a eleger representantes do seu povo.

A gente precisa está unido. Chegou a hora de mostrar para os políticos que não fazem política com responsabilidade, que nós sabemos fazer política com responsabilidade!”, diz Almir Suruí.

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!