Moradores em situação de rua em Porto Velho (RO) - (Leandro Morais) |
Nos meses de agosto e setembro de 2021 os pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), percorreram os bairros de Porto Velho e localidades já mapeadas que concentram o maior número de pessoas em situação de rua para coletar as informações.
Os dados obtidos foram analisados e compilados no relatório Censo de Rua 2021 – Vidas na rua importam, que quantifica os casos e o perfil das pessoas, suas especificidades e demandas.
O documento aponta a existência de pelo menos 427 pessoas, a maioria homens (83,4%), com idades que variam de 15 a 78 anos, vivendo em situação de rua em Porto Velho no ano de 2021.
O objetivo do trabalho foi fornecer informações técnicas atualizadas sobre a população em situação de rua na capital e suas condições de vida, dados fundamentais para discutir a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas a esse público, alinhadas à realidade do município.
Os dados do Censo Rua 2021 fazem parte do projeto de extensão “Abordagem Social e Universidade: dialogando para a realização do Censo Rua”, o levantamento foi coordenado pela professora Laísy de Lima Nunes, docente no Departamento de Psicologia da UNIR, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf) e de Saúde (Semusa).
Quatro acadêmicas extensionistas do curso de Psicologia e servidores da prefeitura também contribuíram com o projeto.