Decisão de ministro do STF favorece candidaturas majoritárias em Rondônia

Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
5 agosto 2022
0
Decisão do ministro causa confusão no eleitoral e complica o jogo político (Agência Brasil)

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Nunes Marques, o ex-senador e ex-governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP) poderá entrar na disputa eleitoral de 2022.

Cassol anunciou pelas redes sociais que é candidato ao governo do estado. O ministro Nunes Marques suspendeu os efeitos que restava da condenação penal imputada a Ivo Cassol, até o julgamento da presente revisão criminal.

Ivo foi condenado à pena de 4 anos de detenção, cumprida no regime aberto que foi substituída por pena restritiva de direitos consistentes em prestação de serviços à comunidade e multa de superior a R$ 200 mil.

O STF também liberou o senador Acir Gurgacz (PDT) que poderá sair à reeleição ou demais cargos eletivos.

Na decisão, o ministro Nunes Marques considerou a existência de elementos no pedido de correção do processo dosimétrico, requerido pela defesa do senador Acir.

De acordo com o senador, essa decisão que mantém o seu direito político é recebida com entusiasmo e alegria, e corresponde ao desejo de continuar o trabalho em prol do estado de Rondônia e do Brasil.

O julgamento final ainda deverá acontecer, mas os dois políticos podem se candidatar sob liminar.

As decisões judiciais causa confusão no eleitorado, insegurança e incertezas.

Comentaristas políticos opinam que o deputado federal Léo Moraes (Podemos) deverá apoiar Ivo e Daniel Pereira (SDD), formará chapa com Acir Gurgacz.

Também se especula que Moraes possa fazer união com o senador Marcos Rogério (PL), que é pré-candidato ao governo estadual.

O PDT faz parte da Frente Democrática já indicou Benedito Alves ao Senado. Já na convenção do PP poderá haver a indicação de novo do ex-senador e ex-governador Ivo Cassol, ao governo de Rondônia.

VOTAÇÃO NO STF PODE MUDAR CENÁRIO EM RONDÔNIA - A análise do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 843989, com repercussão geral (Tema 1.199), deve ser retomada na próxima semana, com os votos dos demais ministros.

A votação depende agora do voto de 9 ministros. Na sessão de quarta-feira (3/9), foram apresentados os argumentos das partes, dos terceiros interessados e do procurador-geral da República, Augusto Aras.

A votação deve seguir na próxima semana e pode beneficiar definitivamente o senador Acir Gurgacz (PDT), o ex-governador Ivo Cassol (PP), ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB), ex-deputado Kaká Mendonça (PTB) e ex-deputado federal Natan Donadon (MDB). 

Confira os partidos que vão realizar convenções neste final de semana, o horário e local:
PSD4/08Às 9 horasAABB – Rolim de Moura
PL5/08Às 17 horasBingool Club – Porto Velho
Podemos5/08Às 17 horasTalismã 21 Porto Velho
PP5/9Às 9 horasEspaço Woshigton Rolim de Moura
Avante5/8Às 14 horasFaculdade Unopar – Porto Velho
Patriota5/8Às 14 horasFaculdade Unopar – Porto Velho

(Valor e Mercado RO, Mais RO)


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!