Geraldo é acusado de falta de decoro e outros crimes (Divulgação) |
O deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) perdeu o mandato, seguindo decisão da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (16).
A cassação foi decidida em reunião extraordinária no gabinete do presidente da Assembleia, Alex Redano (Republicanos). Foi a segunda reunião da mesa diretora da Assembleia em quinze dias.
A vaga de Geraldo será ocupada pelo ex-deputado estadual Jesuíno Boabaid.
A decisão da Assembleia seguiu pedido e decisão judicial da 3ª Vara Criminal Federal que condenou Geraldo a dois anos de prisão e perda dos direitos políticos e solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TSE).
Geraldo é acusado de vários crimes e decoro parlamentar.
Durante a pandemia, Geraldo foi denunciado por desacato contra profissionais da saúde.
Ele teria invadido o Hospital Municipal de Ariquemes e entrado sem autorização na ala onde estavam internados pacientes da Covid-19, usando a máscara incorretamente.
Em dezembro de 2020 uma bailarina o denunciou por lesão corporal, constrangimento ilegal e abuso de autoridade. Na época ele negou as informações e disse que não compactua com violência.
Em um vídeo compartilhado na internet o deputado cassado fez uma fala contra a fiscalização ambiental no estado. Geraldo disse que vai "ajudar a botar fogo" nos veículos de agentes de fiscalização ambiental.
Isso aconteceu durante uma audiência pública em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré (RO), no dia 1º de maio.
QUEM É ELE - José Geraldo dos Santos Alves Pinheiro, é natural de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Nasceu no dia 15 de dezembro de 1967, sexto filho de uma família de onze irmãos, tendo sua trajetória de vida marcada por muito trabalho e superação.
Em agosto de 1984, juntamente com sua família mudou-se para Rondônia, onde desempenhou funções de balconista e vendedor, futuramente se tornando dono do seu próprio negócio.
Em Ariquemes, conheceu Adriana Dias dos Santos Pinheiro, com quem casou-se e tem três filhos, Amanda, Matheus e Nicolly.
Graduado em Administração de Empresas, entrou para a política em 2014, quando foi candidato a Deputado Estadual, ficando com a primeira suplência. Em janeiro de 2017 assumiu a vaga deixada pela então Deputada Glaucione Rodrigues que foi eleita Prefeita no município de Cacoal.
Disputou em 2018 a vaga para o seu segundo mandato de Deputado Estadual, o qual foi consagrado vitorioso. Tomou posse do cargo no 01 de fevereiro de 2019, na mesma solenidade em que foi eleito membro da mesa presidencial do primeiro biênio desse ciclo, sendo o terceiro mais votado.