Rondônia sediará o I Encontro de Seções Sindicais do Norte do país que acontecerá entre os dias 25 e 26 desse mês e terá como tema: “Amazônias: Território de Lutas e Resistências”. O evento será promovido pela Regional Norte 1 do ANDES-SN (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Sindicato Nacional). O encontro vai acontecer no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), centro de Porto Velho, e contará com a presença de profissionais em educação superior com atuação na região Norte do Brasil.
PROGRAMAÇÃO - A mesa de abertura acontecerá na sexta-feira, 25, das 09h às 12h00 e terá como tema “Universidade e a Luta Sindical: O debate da resistência em torno dos movimentos sociais”.
A conversa será mediada pela professora Letícia Helena Mamed, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (ADUFAC), com participação do professor Francisco Jacob Paiva da Silva, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA), da professora Teresa Almeida Cruz (ADUFAC), Rosa Maria Guarasugwe, liderança do povo Guarasugwe e José Luiz Cassupá, coordenador geral da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (OPIRAMA).
No período da tarde, a partir das 14h, as seções sindicais da Região Norte I se reúnem para apresentar informes, realizar a análise de conjuntura e dar encaminhamentos que possibilitarão a luta em conjunto. Já no sábado, 26, segundo e último dia do encontro, será formada a mesa “Progressões Funcionais e Promoções”, mediada pela professora Marilsa Miranda de Souza, 1ª Secretária da Regional Norte 1 do ANDES. A conversa terá participação do professor Amauri Fragoso de Medeiros, 1º Tesoureiro do ANDES, Sindicato Nacional.
As Seções Sindicais que integram a Regional Norte 1 do ANDES-SN são: ADUA, ADUNIR, ADUFAC, Associação dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF-RR), Seçao Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima (SINDUERR) e Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA).