Txai Suruí e a mãe Neidinha recebem homenagem do prêmio Melhores do Ano. |
"Essa luta não é só nossa, é de todos vocês", afirmou Txai, única brasileira a discursar na abertura da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) que aconteceu em 2021, em Glasgow.
No vídeo de introdução das homenageadas, Neidinha conta que nasceu no Acre, enquanto a filha nasceu em Rondônia. A mãe é uma das fundadoras da Kanindé - Associação de Defesa Etnoambiental, criada em 1992. O objetivo da organização é defender direitos humanos e o meio ambiente através de iniciativas que fortaleçam a identidade, a cultura, a economia, a educação e a saúde dos povos indígenas de diversas regiões do Brasil.
A Txai atua como coordenadora da Kanindé, e reforçou que sua luta é um trabalho de continuidade de seus pais e avós. "Eu queria dedicar essa homenagem ao meu povo e a todos os povos indígenas desse país que há mais de 500 anos estão lutando por nossos territórios, para que a gente viva", afirmou a jovem em seu discurso. Ela lembrou ainda as lideranças indígenas assassinadas por suas lutas.