Deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), dialoga com moradores (Divulgação) |
As famílias que residem na área desde 1970 lutam para permanecer na terra, que está sob ação de reintegração de posse desde 2004. De acordo com os moradores, a terra em litígio pertence à União, que adquiriu a posse em 1978 e depois transferiu a titularidade para o Ministério da Aeronáutica em 1980.
Durante a visita, a deputada constatou que a área é utilizada para a produção de alimentos e geração de renda das famílias. “São mais de 1.500 pessoas que vivem e trabalham nessa área há décadas. É preciso um plano de regularização fundiária para que as famílias possam permanecer em suas casas e trabalhar na terra”, afirmou Cláudia de Jesus.
Após duas reuniões com os moradores, a deputada, que é membra da comissão de Agropecuária e Política e também da comissão de Habitação e Assuntos Municipais da Assembleia legislativa de Rondônia, redigiu um documento solicitando a transferência do bem para o município de Ji-Paraná. O ofício foi endereçado aos ministérios da Defesa, Economia, Casa Civil, além dos senadores Confúcio Moura (MDB), Dr. Samuel Araújo (PSD) e da deputada federal Silvia Cristina (PL).