Hospital municipal de Ji-Paraná não comporta a demanda (Divulgação) |
A iniciativa, promovida pela presidente da comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), busca discutir e encontrar soluções para a construção do Hospital Regional estadual de Ji-Paraná, que já é uma demanda antiga da população da região Central do Estado.
Cláudia de Jesus se reuniu em abril com a Ministra de Saúde do governo Lula, Nísia Trindade, em Brasília, para solicitar recursos federais para a construção do hospital de Ji-Paraná. A parlamentar também já fez o pedido, por meio de requerimento, para construção do hospital ao governo de Rondônia e mantém diálogos permanentes com a secretaria estadual de saúde para que a unidade de saúde vire realidade.
Cláudia de Jesus, deputada estadual do PT é responsável pela mobilização da saúde (Divulgação) |
Além de lideranças locais, a audiência pública também contará com a participação de gestores públicos e representantes parlamentares de Rondônia, em nívelestadual e federal. A construção do hospital é vista como uma necessidade urgente para a região, que atualmente depende do hospital municipal local para atendimento médico.
"A construção implica em um alto investimento, como é necessário para viabilizar um hospital com previsão de atender uma região com mais de 300 mil habitantes. Tornar isso possível passa pela efetiva participação da sociedade neste objetivo, assim como de gestores e representantes parlamentares de Rondônia, tanto em nível estadual como federal. É preciso que haja a participação e empenho de todos os entes públicos de nosso Estado. Trata-se de um trabalho que para ser efetivado precisa de uma ação coletiva e coordenada", ressalta a deputada.