O rio Madeira ficou verde

Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
21 outubro 2023
0

Mudança  na cor do rio acontece durante seca extrema (Rede Amazônica)

Aquele tom de água cor de barro que sempre predominou no rio Madeira, mudou nesta semana. 

Moradores de Rondônia ficaram surpresos com fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais, que mostram um rio com águas esverdeadas. 

São os sedimentos quem fazem o tom da água ficar barrenta no período de maior vazão. Mas a cor natural do Madeira é verde, dizem pesquisadores e cientistas.

Esse tom quase de esmeralda, só fica visível nos períodos de seca extrema, quando acontece a redução de sedimentos (resíduos de terra, rocha, areia) e as microalgas estão mais evidentes. 

A mudança na cor do rio é uma consequência da estiagem na região amazônica, que pode ocorrer entre junho até outubro, quando acontece a transição climática do verão para o inverno no Norte do país.

Os estudiosos dizem também que até o período de coloração vem sofrendo mudanças devido a diminuição de algas, oxigênio na água, mudanças da temperatura. Situações que podem prejudicar a vida de seres aquáticos. 

A cor barrenta deve voltar a predominar logo que o rio deixe de ser afetado pelo período de extremos climáticos.

Há séculos o Madeira sofre com a destruição humana: mercúrio do garimpo, poluição industrial, petróleo, pesca predatória, grandes empreendimentos de energia afetam o rio ao longo dos anos causando sofrimento para todas espécies vivas na natureza e as populações tradicionais e ancestrais que sobrevivem a partir do rio.

Um verde singular no Madeira (Redes Sociais)


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!