Povo Arara na Festa do Jacaré (Foto da Prefeitura de Ji-Paraná) |
Um ritual ancestral e histórico do povo Arara da Terra Indígena Igarapé Lourdes na cidade de Ji-Paraná, distante 372 quilômetros de Porto Velho (RO) vai entrar no calendário oficial de eventos de Rondônia. Foi aprovado por maioria dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa na última terça-feira (20), um Projeto de Lei que reconhece a Festa do Jacaré como evento estadual.
A festa consiste em uma caçada noturna e captura do jacaré para alimentar os indígenas. A tradição ainda é feita de cantos e danças que ajudam no fortalecimento da cultura dos povos originários e na aprendizagem dos mais jovens para que o costume não seja esquecido.
"Esse é o jeito de a gente transmitir para a futura geração do povo Arara o que restou dos nossos ancestrais. A educação tem sido um meio de aproximar os jovens e as crianças a se preocupar com as mudanças que ocorreram na nossa cultura, nossa verdadeira identidade", afirmou o líder indígena Firmino Arara.
A Festa do Jacaré é realizada anualmente pelo povo Arara (Karo) desde tempos "imemoriais". Em 2023, aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de setembro na aldeia Iterap na TI Igarapé Lourdes, que ainda reúne as comunidades Paygap e 5 Irmãos. Juntas, elas somam cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O festejo também reúne outros povos e convidados.
O projeto de lei tem por base o Decreto Estadual 27.542, de 18 de outubro de 2022 que regulamenta a Lei 3.518, de 17 de março de 2015, que "dispõe sobre a criação do calendário cultural oficial do estado de Rondônia, assegurando a valorização, defesa, incentivo a projetos e programas da esfera cultural estadual". A Festa valoriza e divulga a cultura, incetiva o turismo, apoia a tradição dos povos nativos ou originários rondonienses. O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Affonso Cândido (PL).