'' |
'O território' mostra agressões contra a floresta e os povos indígenas (Divulgação) |
O filme 'O Território' gravado na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia, foi pré-indicado para receber a maior premiação do cinema mundial o 'Oscar 2023', que será realizado no dia 12 de março de 2023. A 95.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscars 2023, será apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e homenageará os melhores atores, técnicos e filmes de 2022. Está programada para ocorrer no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.
'O Território' já participou mais de 30 festivais de cinema, onde recebeu premiações, indicações e homenagens. O longa venceu uma concorrência prévia de pelo menos 144 filmes. Agora, além dele, outros 14 filmes avançaram na disputa para entrar na categoria de Melhor Documentário Longa Metragem. A lista com os indicados à 95ª edição do Oscar será anunciada no dia 24 de janeiro de 2023. A cerimônia está prevista para acontecer em 12 de março.
O documentário mostra a História de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Ele foi primordialmente filmado em Rondônia, com participação de cineastas locais. Quem ajuda a traçar a linha narrativa é Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e a indigenista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha.
A partir deles, "O Território" se apropria da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições.
A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau passa por pelo menos 12 dos 52 municípios de Rondônia. Ela abriga nove povos, incluindo indígenas isolados. Entre as principais ameaças apontadas estão: desmatamento, queimadas e ações de grileiros, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).
Na corrida pelo Oscar
Ainda falta cerca de um mês para a divulgação dos indicados ao Oscar 2023. Nesta quarta-feira (21), a Academia anunciou os finalistas em 10 categorias, são elas: documentário longa-metragem, documentário curta-metragem, longa-metragem internacional, maquiagem e penteado, música (trilha sonora original), música (música original), curta-metragem de animação, curta-metragem de ação ao vivo, som e efeitos visuais.
A categoria que "O Território" é finalista é Melhor Documentário Longa Metragem, junto com ele estão na pré-lista: All That Breathes, All the Beauty and the Bloodshed, Bad Axe, Children of the Mist, Descendant, Fire of Love, Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song, Hidden Letters, A House Made of Splinters, The Janes, Last Flight Home, Moonage Daydream, Navalny, Retrograde.
Os filmes estão listados em ordem alfabética por título em inglês. (Com informações do G1)
SAIBA MAIS