Casa onde morou Chico Mendes inundada (Divulgação) |
A cidade de Xapuri, que é banhada por dois rios, Acre e Xapuri, já tem mais de 500 pessoas desabrigadas e com 4 bairros atingidos pelas águas. O Hospital “Epaminondas Jácome”, que fica no centro da cidade e às margens do rio, teve que ser fechado e os pacientes transferidos para uma área improvisada.
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes foi um seringueiro, sindicalista, ativista político brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Foi assassinado em sua própria casa no dia 22 de dezembro de 1988. Se estivesse vivo completaria 79 anos de idade no dia 15 de dezembro de 2023.
Na quarta-feira (29), o rio chegou a marcar 13,50 metros, sendo que a cota de transbordo é de 11,40 metros. Já durante a madrugada, o manancial começou a vazar e nesta quinta (30) marcava 8,01 metros. A Defesa Civil Municipal estima que mais de 2,9 mil famílias com 8,9 mil pessoas foram atingidas pela cheia.
Mesmo com a vazante, as 115 famílias desabrigadas, com um total de 459 pessoas, seguem nos abrigos. Além disso, segundo os dados, 2.413 famílias estão desalojadas, totalizando 8.446 pessoas em casas de parentes ou amigos. Também na quarta, o governo federal reconheceu a situação de emergência decretada pelas prefeituras de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri por causa da enchente do Rio Acre que atinge milhares de moradores da região do Alto Acre.