Mulheres indígenas artesãs de Rondônia (Divulgação) |
Mulheres indígenas de Rondônia que promovem a sustentabilidade do artesanato nativo nos territórios dos povos tradicionais, estão preparando um evento para divulgar os seus trabalhos e explicar para a sociedade a importância da ancestralidade e troca de saberes da arte.
Por isso, foi criado o projeto "Tecê AGIR" a partir da demanda das mulheres indígenas artesãs que fazem parte Associação das Guerreiras indígenas de Rondônia. A proposta é fortalecer a união do grupo de mulheres que trabalham com esse tipo de arte. O objetivo é buscar preservar a identidade cultural dos povos que produzem seus artesanatos, também chamados de joias da Amazônia.
O projeto foi criado em razão da demanda e com a necessidade de criar um mecanismo que pudesse fortalecer a cadeia do artesanato, gerar renda através de produtos feitos com matéria prima tirada diretamente da floresta, e que preservasse a identidade cultural dos povos que produzem.
Em 2018 o projeto virou realidade com apoio e assessoria de diversos organismos. Mas por conta da pandemia houve um retrocesso muito grande. Em 2023 foi iniciado um novo momento de construção coletiva com as artesãs para que esses trabalhos sejam novamente fortalecidos e para que consigamos de fato atender a todas as artesãs de Rondônia. Existe até uma loja virtual.
Por isso, será realizado nos dias 7 a 9 de abril de 2023, a I Assembleia das Mulheres Indígenas Artesã do estado de Rondônia, na Aldeia Paiter Lh9, município de Cacoal em Rondônia.