Neidinha Suruí e Txai Suruí estavam no grupo que sofreu intimidações de um grupo de invasores da terra indígena © Reproduction |
No último domingo, 14, a ativista ambiental Ivaneide Bandeira (Neidinha Suruí), a indígena Txai Suruí, o artista popular Mundano, e documentarista e jornalista inglês, Heydon Prowse, foram cercado por um grupo de homens que seria supostamente invasores do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro, uma área de terra que está sob litígio na reserva Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia. O caso é investigado pela Polícia Federal como cárcere privado.
"Diante do cenário de violência manifesto-me solicitando que a Constituição Federal seja respeitada e que autoridades competentes garantam proteção e integridade física dos trabalhadores rurais, indígenas, seringueiros, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores. Não é mais admissível que o ser humano tenha seus direitos violados", finaliza.
Rondônia vive uma situação de tensão e injustiças por disputas, invasões e falta de reforma agrária. Dos 24 deputados estaduais, apenas Cláudia de Jesus não é ligado ao agronégócio. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o estado não tem parlamentares que façam defesa dos povos tradicionais e do meio ambiente. Todos são defensores da ideia de derrubar a floresta para criar pasto para gado e plantar soja.