Deputada se manifesta contra emboscada envolvendo ativistas de Rondônia

Cláudia de Jesus é a unica parlamentar do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, sigla do presidente Lula.
Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
17 maio 2023
0
Neidinha Suruí e Txai Suruí estavam no grupo que sofreu intimidações de um grupo de invasores da terra indígena © Reproduction

No último domingo, 14, a 
ativista ambiental Ivaneide Bandeira (Neidinha Suruí), a indígena Txai Suruí, o artista popular Mundano, e documentarista e jornalista inglês, Heydon Prowse, foram cercado por um grupo de homens que seria supostamente invasores do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro, uma área de terra que está sob litígio na reserva Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia. O caso é investigado pela Polícia Federal como cárcere privado.

A deputa estadual Cláudia de Jesus (PT), foi informado do caso pela imprensa e publicou uma nota onde pede proteção e justiça para casos de violência envolvendo protetores da natureza. A parlamentar diz que no recente relatório da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), entregue ao poder legislativo, houve avanço da violência no campo nas últimas décadas. Em 2022, foram onze mortes por conflitos no campo. Em 2023 totalizaram 7 assassinatos.

"Diante da situação, demostro preocupação com as possibilidades de ameaças, riscos e mortes envolvendo ativistas, indígenas, protetores dos direitos humanos, trabalhadores rurais e agricultores", disse a deputada. A parlamentar pediu que os organismos públicos possam garantir a proteção da vida dos habitante e nativos da floresta.

"Diante do cenário de violência manifesto-me solicitando que a Constituição Federal seja respeitada e que autoridades competentes garantam proteção e integridade física dos trabalhadores rurais, indígenas, seringueiros, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores. Não é mais admissível que o ser humano tenha seus direitos violados", finaliza.


Rondônia vive uma situação de tensão e injustiças por disputas, invasões e falta de reforma agrária. Dos 24 deputados estaduais, apenas Cláudia de Jesus não é ligado ao agronégócio. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o estado não tem parlamentares que façam defesa dos povos tradicionais e do meio ambiente. Todos são defensores da ideia de derrubar a floresta para criar pasto para gado e plantar soja.

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!