Descoberto esquema criminoso de grilagem de terras no Amazonas

Estima-se que o grupo tenha grilado mais de 100 mil hectares de terras da União.
Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
5 junho 2024
0
Policiais fizeram apreensões (Divulgação - PF)


A Polícia Federal deflagrou a Operação Brazilian Cricket para desarticular um esquema criminoso de desmatamento e grilagem de terras no sul do Amazonas. A investigação, desdobramento da Operação Xingu, revelou uma rede de fraudes envolvendo servidores públicos, um técnico de georreferenciamento e uma família de grileiros, responsáveis por estelionato, lavagem de dinheiro e a grilagem de mais de 100 mil hectares de terras da União.

Fraudes e lavagem de dinheiro

O grupo criminoso, liderado por um dos maiores grileiros da região, utilizava-se de métodos como a manipulação de matrículas de imóveis e sistemas da União para legitimar propriedades privadas dentro da Floresta Nacional do Iquiri. Uma das propriedades foi desmembrada e alienada a terceiros, gerando lucro superior a R$ 40 milhões para o grupo.

Os bens dos investigados, que incluem imóveis, veículos e uma aeronave, estão sendo alvo de sequestro judicial em um total de R$ 100 milhões. Entre os envolvidos, um ex-oficial de cartório em Pauini (AM), encontra-se preso em Manaus pelo envolvimento no homicídio de um advogado da família de grileiros, ocorrido no fim de 2023.

Resposta à ação criminal

A Operação Brazilian Cricket mobilizou mais de 40 policiais federais nos estados da Bahia, do Amazonas e do Acre, que cumpriram três mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, dois deles na Superintendência do Incra em Manaus.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação a organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato, peculato-eletrônico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão. O material apreendido será analisado pela equipe de investigação e pela perícia criminal, podendo levar à identificação de novos crimes e pessoas envolvidas.

Uma ação simbólica no Dia Mundial do Meio Ambiente

A data da operação foi escolhida pela Polícia Federal como forma simbólica de conscientização e repressão a crimes contra a flora e ao patrimônio natural da União. A Operação Brazilian Cricket demonstra o compromisso do governo brasileiro em combater o crime organizado e proteger o meio ambiente.


Siga no Google News
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!