Militantes dos movimentos políticos de esquerda e centro-esquerda analisam com bons olhos em Rondônia a eleição de Lindomar Garçon (Republicanos), que recebeu no domingo, 09, durante eleição suplementar 74,47% dos votos válidos e vai tomar posse como prefeito de Candeias do Jamari (RO). A vice é a professora Edineia Brito.
Ocorre que o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro, mobilizou toda sua força política para eleger Dr. Ribamar Araújo (PL), o segundo colocado, que recebeu 2.512 votos (24,16%). A terceira chapa com o nome de Paulo Cadilack (PMB) somou 139 votos (1,34%).
Puxaram votos para Lindomar, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, os deputados estaduais Alex Redano, Delegado Camargo, Ieda Chaves, a pré-candidata à prefeitura da Capital, Mariana Carvalho.
Pediram voto para Dr. Ribamar políticos como Jair Bolsonaro, os senadores Marcos Rogério e Jaime Bagatoli, a deputada federal Silvia Cristina, o deputado estadual Lucas Torres e Ivo Cassol. Ambos gravaram vídeos para Ribamar e ofereceram todo tipo de apoio.
A representação política de Garçon era formada pela Federação “Por Amor a Candeias”, com o CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) e pelos partidos Republicanos, PDT, DC, PRTB, AGIR, PSD e Solidariedade.
Lindomar Barbosa Alves (Garçom) tem 54 anos e é natural de Rondonópolis no Mato Grosso. Já foi prefeito de Candeias, e teve mandato de deputado federal.
Nos bastidores da política, a eleição de Garçon é vista como derrota para os apoiadores do ex-presidente do Brasil. O prefeito eleito conseguiu fragilizar e fragmentar a extrema-direita nestas eleições ao derrotar nomes fortes do cenário político estadual, que são apoiadores de Jair Bolsonaro. A saturação bolsonarista pode ocorrer de forma natural nas próximas eleições.
A ELEIÇÃO
De acordo com a justiça eleitoral por volta das 18h deste domingo, cerca de 85% das urnas já estavam apuradas e o candidato foi declarado eleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10.852 eleitores foram às urnas. Candeias do Jamari tem mais de 18 mil eleitores aptos a votar, mas 7.528 pessoas faltaram, uma abstenção de mais de 40%. A apuração completa demorou menos de uma hora. Na totalização, 130 pessoas votaram em branco e outros 252 anularam o voto.
Por cinco meses, Lindomar Garçon, deve exercer o cargo até as eleições municipais. A eleição suplementar aconteceu porque o último prefeito eleito, Valteir Queiroz, e o vice-prefeito, Toninho Cerejeiras, tiveram mandatos cassados após uma operação da Polícia Civil contra corrupção. (Com informações do G1 RO).