Josi Gonçalves e Francisco Costa, jornalistas (Foto: @ Voz da Terra) |
O projeto de comunicação “Voz da Terra”, com redação em Porto Velho (RO) foi um dos 15 veículos de comunicação selecionados para o “GNI Startups Lab Brasil 2024”. O programa de 8 semanas apoia novos empreendedores de jornalismo independente a criarem negócios sustentáveis. O enfoque do programa deste ano será de jornalismo local e cívico.
Criado pela Google News Initiative (GNI) em parceria com a Echos (Laboratório de Futuros Desejáveis), o programa Startups Lab tem o objetivo de ajudar iniciativas de jornalismo a desenvolver negócios de conteúdo, notícias e informação.
Os jornalistas e a equipe do Voz da Terra vão participar de experiências da Echos e do Google, por meio de workshops e mentorias remotos e uma semana de design sprint presencial no escritório do Google em São Paulo, além de oportunidades de networking de alto nível.
“Estamos felizes de fazer parte desse projeto que já ajudou no crescimento de várias iniciativas de comunicação no país. A proposta do Voz da Terra é produzir conteúdo jornalístico de forma plural, independente, popular e sempre focado na pauta socioambiental. Fazer parte dessa ação do Google vai estimular e valorizar nosso trabalho”, disse Josi Gonçalves, jornalista criadora do Voz da Terra.
“Para produzir jornalismo independente precisamos de apoio de organizações que acreditem na nossa ideia e no que estamos fazendo. Não é fácil fazer comunicação sem interferência de grandes grupos empresariais ou políticos. E ter sido selecionado pelo Google é um grande passo para a sustentabilidade do nosso projeto”, disse o jornalista Francisco Costa, responsável pela área de projetos do Voz.
Sobre o Voz da Terra
É um veículo de comunicação plural e independente em defesa de todas as formas de vida. A equipe envolvida produz jornalismo popular e socioambiental a partir da Capital de Rondônia, sempre de olho na Amazônia, mudanças climáticas e nas políticas públicas para o meio ambiente que estão ocorrendo no Brasil.
Os conteúdos abordam temas como meio ambiente, povos originários, direitos humanos, poder, cotidiano. A cada semana são publicados histórias por meio de textos, fotos, vídeo reportagem e com apoio de parceiros.
“Nosso objetivo é transmitir uma mensagem poderosa e positiva relacionada à sustentabilidade e ao jornalismo ambiental, inspirando ações que promovam um futuro mais harmonioso entre a humanidade e o meio ambiente”, essa é uma das definições encontradas no site: www.vozdaterra.com
Idealizadores
O Google News Initiative é um programa para trabalhar com o setor de notícias para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital. O foco é trabalhar com a indústria de notícias para evoluir seus modelos de negócios e impulsionar o crescimento sustentável, elevando o jornalismo de qualidade e capacitando as organizações de notícias com novas tecnologias.
A Echos é um laboratório de futuros desejáveis orientado pelo design que combina as melhores estratégias de negócios, futurismo e tecnologias emergentes com o melhor do design centrado no ser humano, a partir de uma perspectiva ética e inclusiva na construção de novas possibilidades para o futuro. Desde 2011 desenvolvemos experiências de aprendizagem e projetos de consultoria para pessoas e organizações.